Fracasso escolar devido às dores dentárias infantis – interferência na vida escolar
Fracasso escolar devido às dores dentárias infantis
Fevereiro 14, 2019
A importância da saúde oral Sénior!
Março 15, 2019
O que é o bruxismo?

Trata-se de um distúrbio caraterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária, com aplicação de força excessiva sobre a musculatura mastigatória, o que provoca um desgaste nos dentes que pode afetar a sua integridade e comprometer a saúde oral. A isto se chama bruxismo.

Há dados que apontam para 100 mil o número de pessoas afetada pelo bruxismo em Portugal.

Existem duas formas de bruxismo – noturno e diurno – sendo que o chamado bruxismo do sono é um problema que afeta sobretudo as crianças, mas que também pode afetar os adultos.

Fatores como o stress e a ansiedade podem ser apontados como causas do bruxismo, no entanto, fatores como o tabaco e o consumo de cafeína ou álcool podem também estar na sua causa.

O stress e a ansiedade parecem estar relacionados com cerca de 70 por cento dos casos de bruxismo.

Como saber se sofre de bruxismo?

Os principais sintomas do bruxismo são dores de cabeça, dores nos músculos da face e nos pavilhões auriculares, rigidez dos ombros, limitação dos movimentos de abertura da boca e perturbações do sono.

Pode ocorrer ainda o desgaste do esmalte dos dentes ou mesmo a fratura de peças dentárias, inflamação das gengivas, excessiva mobilidade dos dentes e sua perda prematura.

As dores de cabeça são o sintoma mais comum, ocorrendo três vezes mais nas pessoas com bruxismo do que nas restantes.

Nas crianças, é comum o bruxismo ocorrer associado a obstrução nasal e a queixas respiratórias resultantes de hipertrofia das amígdalas e adenoides. É também comum ocorrerem alterações de comportamento e de atenção.

Formas de tratamento do bruxismo

O bruxismo noturno pode ser controlado através da utilização de uma goteira de relaxamento colocada na boca, que protege os dentes e reduz a atividade muscular. A correta articulação dos dentes do maxilar superior e inferior permite reduzir o atrito e melhorar a qualidade da mastigação.

Neste sentido, um correto acompanhamento do seu dentista é essencial. Por vezes, são propostas terapêuticas comportamentais, como a psicanálise, a hipnose e técnicas de relaxamento, no entanto, estas técnicas carecem de uma suficiente validação científica. Para saber mais sobre o bruxismo, contate-nos!