Aparelhos Dentários

Os Aparelhos Dentários


O início do tratamento realiza-se através de um estudo ortodôntico que envolve a análise cefalométrica da Ortopantomografia e Telerradiografia (exames radiológicos realizados aqui na Clínica), dos modelos da boca, das fotografias e da história clínica do paciente. Só a partir deste estudo é que se poderá saber qual o tipo de aparelho a utilizar, podendo ser necessário aplicar aparelhos removíveis, fixos e/ou biomecânicos.


Existem vários tipos de aparelhos dentários que podem ser utilizados:

- Aparelho Dentário removível (invisíveis, Hawleys)

- Aparelhos Dentários de Contenção (Fixos ou Removíveis)

-Expansor Palatino, mantém o intervalo de espaço



Em que idade se deve efetuar a primeira consulta de Ortodontia?

Todas as crianças devem ter uma consulta de Ortodontia, com o seu Médico Dentista, por volta dos 5 ou 6 anos de idade, após o nascimento dos primeiros dentes definitivos.


Necessita de Usar um Aparelho Dentário?

Na Clínica Sr. Implantes, temos uma equipa especializada em ortodontia. Fazem um estudo aprofundado às necessidades específicas de cada paciente e definem qual o melhor aparelho dentário apropriado para si. Existem vários tipos aparelhos dentários que podem ser utilizados de acordo com o tipo de problema e idade.


Tipos de aparelhos dentários:

- Aparelho Dentário Fixo

- Aparelho Dentário removível (invisíveis)

- Aparelhos Dentários de Contenção (Fixos ou Removíveis)

- Expansor Palatino, mantedor de espaço


Aparelho Dentário Fixo Convencional


O aparelho convencional metálico é composto por fios metálicos (arcos), bandas ou tubos e braquetes. O uso de ligaduras elásticas, ou “elásticos”, distingue-o dos outros. No aparelho ortodôntico convencional, o arco metálico é preso aos braquetes por pequenas borrachinhas ou “elásticos”.

Durabilidade do tratamento

O tratamento global do alinhamento e posicionamento dos dentes tem uma durabilidade média de um ou dois anos. Esta variação tem a ver com o nível de gravidade do problema ortodôntico. Também contribui para a eficácia e sucesso do tratamento e maior ou menor tempo de tratamento factores como: assiduidade das consultas de controlo e ajuste e cumprimento das indicações do ortodontista.

Periodicidade de Aperto e Ajuste

É aconselhável os aparelhos dentários fixos serem apertados e ajustados pelo dentista com uma periodicidade mensal.


Material Utilizado

O Aparelho Dentário Fixo normalmente é fabricado em metal leve como o aço inoxidável. Este metal é muito usado nos aparelhos dentários pela sua biocompatibilidade e resistência necessária ao tratamento.


Aparelho Dentário Fixo Autoligável


No aparelho ortodôntico autoligável, o arco (fio ortodôntico) é preso por pequenas tampas que já fazem parte de cada braquete, dispensando o uso de elásticos coloridos.

Outra vantagem deste método é que a ausência destes elásticos facilitam a higienização do mesmo. Esta inexistência de elásticos também ajuda a evitar a acumulação de restos alimentares, placa bacteriana e consequentemente cáries.

Existem estudos que indicam que o tratamento ortodôntico com o aparelho autoligado pode ser mais rápido (até 7 meses mais rápido em relação ao aparelho ortodôntico convencional), dependendo do tipo de patologia do paciente. Essa vantagem deve-se ao menor atrito entre braquetes e arco, o que faz com que a movimentação dentária seja mais rápida e segura.


Aparelho Dentário fixo Auto ligável de Cerâmica ou Safira


Semelhantes aos aparelhos autoligados metálico mas com braquetes que são confecionados em cerâmica ou em Safira, estes aparelhos tornam-se assim mais discretos.

 

Aparelho Dentário removível invisíveis


Os tratamentos ortodônticos com aparelhos removíveis invisíveis, permitem-lhe corrigir os seus dentes sem aparelhos de metal, e de uma maneira menos invasiva e mais cómoda.


Aparelhos Dentários de Contenção Fixos


Esta é uma contenção aplicada para uso permanente ou semipermanente, ficando localizada na parte posterior dos dentes incisivos anteriores, uma vez que são os mais suscetíveis à movimentação.

Nesse tipo de contenção, o dentista usará um fio de aço bem fino, que é colado na face interna dos dentes, tornando o dispositivo invisível e permitindo que os dentes fiquem contidos na posição adequada.

Um segmento de fio de aço colocado horizontalmente de um canino ao outro e é colado nas faces internas dos dentes com o uso de resina composta, a mesma usada para a colagem dos braquetes.


Aparelhos Dentários de Contenção removível


Depois do tratamento ortodôntico fixo é aconselhável o seu uso durante alguns meses para uma melhor contenção dos dentes e, para que estes não voltem à posição inicial.

O Aparelho Dentário Removível de Contenção, costuma ser mais higiênico e prático para o paciente, já que pode ser retirado para fazer a sua higiene oral.

Contenções em acrílico


Trata-se de uma “placa” feita em acrílico. A sua aparência é semelhante àquelas utilizadas para tratar o bruxismo. É indicada para uso tanto na arcada superior quanto na inferior e tem a vantagem de ser mais estética para o paciente.


Contenções de Hawley


Indicada para uso em ambas as arcadas, mas costuma ser mais indicada para a arcada superior. É um modelo mais tradicional de aparelho de contenção, confeccionado em ligas plásticas específicas e com armação metálica. Assemelha-se ao aparelho ortodôntico móvel. Este aparelho pode ser normalmente personalizável, podendo o paciente escolher a cor e os desenhos que desejar.

O tempo e a forma de uso poderão variar de acordo com as indicações do seu ortodontista.

 
 

Expansor Palatino


O expansor palatino é um aparelho dentário fixo que tem o objetivo de alargar o arco do maxilar superior. O Expansor Palatino utiliza-se para corrigir a mordida cruzada. A origem deste tipo de disfunção, pode ter a ver com problemas respiratórios, com o facto de ter chuchado nos dedos até tarde, ou pela perda de dentes precocemente.

Também pessoas que tenham o lábio leporino ou fissuras palatinas têm normalmente o maxilar estreito.

É aconselhável tratar deste problema numa idade entre os 10 e os 15 anos, sendo os tratamentos mais eficazes e com um menor desconforto. Pessoas com idade superior também podem ser tratados com bastante sucesso.