O Branqueamento Dentário
O branqueamento dentário é um procedimento médico que torna os dentes mais brancos sem os danificar. O agente branqueador é normalmente composto por peróxido de hidrogénio ou peróxido de carbamida.
O gel branqueador entra em contato com a superfície do dente, penetra o esmalte e a dentina, provocando a descoloração do mesmo.
Hoje em dia existem diversas técnicas de branqueamento, sendo as duas principais:
1ª - Branqueamento dentário caseiro, onde o paciente coloca o gel numa moldeira personalizada e usa-a umas horas durante o dia, ou durante a noite (é a técnica mais usual e recomendada);
2ª - Branqueamento dentário intensivo em consultório, realizado pelo Médico-Dentista ou Higienista, de forma mais rápida e no dia. É colocado um gel protetor de gengiva, aplica-se o branqueamento nas estruturas dentárias, e entre 1 a 2 horas o branqueamento está completo.
Quais os cuidados a ter com a alimentação durante e após um branqueamento dentário?
Há vários alimentos que devem ser evitados, tais como: café, chá, vinho tinto, chocolate, alguns alimentos com muita pigmentação tais como morangos, beterraba, amoras/framboesas, esparregado, etc.
Concluído o tratamento o consumo destes alimentos deve ser moderado, idealmente fazendo bochechos ou escovando os dentes a seguir à ingestão dos mesmos.
Quanto tempo pode durar um branqueamento de dentes?
O branqueamento dentário pode durar de um a quatro anos, tudo depende dos hábitos alimentares e sociais da pessoa. Se a pessoa não fumar e não ingerir bebidas ou alimentos que manchem os dentes, pode conservar os seus dentes brancos por muitos anos.