Como Combater o Herpes Labial?

Acabe com o Mau Hálito
Setembro 24, 2021
Adicione um Elixir de dentes, à sua rotina de higiene oral
Novembro 12, 2021

O Herpes Labial é uma infeção que se desenvolve pelo vírus herpes simplex e que deixa a zona dos lábios vermelha e ferida, geralmente provoca também o aparecimento de bolhas amareladas. Estas bolhas podem causar um grande desconforto, gerando algum formigueiro e dor.

Este é um vírus extremamente contagioso e, num simples contacto direto (um beijo, objetos partilhados, etc.), pode ser transmissível. Este Herpes pode durar cerca de 7 a 10 dias, depende do tratamento e de cada pessoa.

Sintomas mais comuns

Os sintomas mais comuns de Herpes Labial são:

• Dor ao esticar a pele do lábio;
  • Vermelhidão numa pequena zona do lábio;
  • Sensação de formigueiro;
  • Bolhas sensíveis e/ou com secreção.

Antes do aparecimento visível no lábio, existem alguns sintomas que fazem prever o aparecimento de Herpes, nomeadamente a sensibilidade e desconforto na zona labial e alguma vermelhidão.

O que causa o aparecimento deste vírus

Geralmente, quando aparece uma vez Herpes Labial, a tendência é o vírus permanecer no corpo por um tempo indeterminado, no entanto, pode manter-se ‘adormecido’ por largos períodos.

Contudo, este é um vírus que pode aparecer por diversos fatores, sendo que o principal prende-se por o sistema autoimune estar fraco.

• Contacto com alguém com o vírus presente no corpo;
  • Exposição excessiva ao sol sem proteção;
  • Stress excessivo;
  • Tratamentos com antibióticos;
  • Presença de doenças do sistema imune (Diabetes, psoríase, tireoide, lúpus, etc.).

Combater o Herpes Labial

O aparecimento de Herpes Labial não necessita obrigatoriamente de um tratamento, contudo pode ajudar a uma recuperação mais rápida. Geralmente, o próprio corpo elimina este vírus, sem o recurso a cremes, medicação, entre outros.

Contudo, para acelerar o desaparecimento deste vírus podem ser adquiridos alguns medicamentos para aliviar alguns sintomas mais incomodativos e diminuir a infeção no lábio.

Caso este Herpes se espalhe para outras zonas do corpo ou o tempo da infeção exceda duas semanas, é recomendado consultar um profissional para ser indicado um tratamento mais específico para o vírus desaparecer. Felizmente, estes casos são pouco frequentes e, geralmente, acontece em pessoas que tem o sistema imune muito debilitado.

Marque uma consulta na clínica Sr Implante e confie nos nossos médicos para lhe darem um sorriso bonito e uma melhor higiene oral. Contacte-nos através do nosso número 261 404 085.

Siga as nossas Redes Sociais e fique sempre a par de todas as novidades da Clínica.