Periodontologia

O que é a Periodontologia?

A Periodontologia é uma área específica da Medicina Dentária que estuda e intervém ao nível dos tecidos de suporte dos dentes: a gengiva, o osso e o ligamento entre o dente e o osso, designado de ligamento periodontal.

A inflação das gengivas por bactérias (gengivite), devido à acumulação de tártaro ou “pedra”, é a forma inicial da doença periodontal. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para uma doença muito mais grave chamada de periodontite (inflamação/infeção do osso). Esta infeção, pode levar à destruição do osso e dos tecidos em redor, fazendo com que os dentes fiquem móveis e se percam.

Gengivite, devido à presença de placa bacteriana e tártaro nos dentes.

O que é a Doença Periodontal?

É uma infeção bacteriana crónica que afeta o osso, a gengiva, e o ligamento periodontal.

As doenças Periodontais dividem-se em dois grandes grupos:

• Gengivite – é uma inflamação apenas da gengiva. Trata-se duma situação reversível, e frequentemente causada uma má higiene oral

Sintomas: A gengiva sangra, incha e pode até mesmo chegar a doer.

• Periodontite – todos os tecidos periodontais são afetados, com destruição irreversível do osso e dos ligamentos que suportam os dentes. Não provoca dores mesmo nos casos mais avançados e não sendo tratada atempadamente pode levar à perda total dos dentes.

A Periodontite ou a chamada “piorreia” é a principal causa de perda de dentes nos adultos.

Alguns dos sintomas ao qual deverá estar atento:

• O sangramento espontâneo da gengiva

• As gengivas mais vermelhas que o habitual

• O aumento de volume na gengiva

• A presença de pus na gengiva

• A gengiva a “descolar-se” dos dentes

• A gengiva a retrair “mirrar”

• Os dentes muito sensíveis ao frio

• Um constante mau hálito e/ou mau sabor na boca

• Os dentes a abanar

Dicas para evitar uma periodontite ou gengivite

• Fazer regularmente (6 em 6 meses) as consultas de higiene oral fazer uma destartarização, com o seu médico dentista ou Higienista Oral.

• Fazer uma boa higiene oral diária, escovando bem os dentes, e usando bochechos apropriados e o fio dentário.