Higiene Oral

Higiene oral

A Higiene Oral é a área da Medicina Dentária que se dedica à remoção de placa bacteriana, tártaro, remoção de manchas, alisamentos radiculares, polimento dentário, branqueamento dentário, aplicação de selantes de fissura, aplicação de dessensibilizantes, aplicação de piercings dentários e educação para a saúde oral.

Trata-se de uma área de intervenção dirigida ao diagnóstico e prevenção de problemas de saúde oral tendo um papel importante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras áreas da Medicina Dentária.

A importância de uma boa higiene oral

Uma boa higiene oral é um fator determinante na prevenção da maioria das doenças que afetam a saúde oral, caracterizando-se pela correta eliminação dos resíduos alimentares e impossibilitando a fixação nos dentes e nas gengivas de um grupo de bactérias que, se não removidas, darão origem à formação de placa bacteriana e tártaro que são as principais causas de cárie e doenças periodontais.

Para uma correta prevenção e manutenção, as visitas ao Higienista Oral devem ser regulares (no mínimo de 6 em 6 meses) e os cuidados diários aconselhados pelo higienista devem ser seguidos à risca. Nestes cuidados está incluido uma correta escovagem (pelo menos duas vezes ao dia), o uso de fio dentário (pelo menos uma vez ao dia e preferencialmente à noite) e o recurso a elixires ou colutórios.

Principais procedimentos de uma consulta de Higiene Oral:

• Destartarização

• Polimento dentário

• Aplicação de Flúor

• Aplicação de Selantes

Destartarização

Tratamento que consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro das superfícies dentárias através da utilização de um aparelho de ultrassons indolor, tendo como objetivo a eliminação das bactérias prejudiciais à saúde oral.

Polimento dentário

Posteriormente à destartarização é importante proceder ao polimento dentário, para remover alguma pigmentação e tornar a superfície do dente mais lisa, tendo menos tendência de agregar placa bacteriana. O polimento é executado com o recurso a uma mini-escova elétrica que em rotação passa pelos dentes com uma pasta dentífrica especial para este efeito.

Aplicação de Flúor

Procedimento utilizado na prevenção de cáries e na redução da sensibilidade dentária, no qual é aplicado nas superfícies dos dentes, através de uma moldeira flexível, um gel com uma concentração elevada de flúor. Este composto químico atua sobre o esmalte dentário remineralizando-o e fortalecendo a sua estrutura.

Aplicação de Selantes

Tratamento para prevenção de cáries, no qual é aplicada uma resina fluida nas superfícies oclusais dos dentes, e que após a fotopolimerização (incidência de uma luz azul) endurece, e forma uma capa lisa, que faz com que os dentes acumulem menos placa bacteriana.