Odontopediatria

O que é Odontopediatria?


A Odontopediatria é uma área ou especialidade da Medicina Dentária que trata da saúde oral de crianças, dos adolescentes ou dos pacientes com necessidades especiais.

Atualmente o Odontopediatra ou dentista pediátrico dá primazia à prevenção de patologias. Pois a informação, a prevenção e o acompanhamento do bom estado dos dentes de leite, são muito importantes para o futuro da criança.

Estas consultas de Odontopediatria são especialmente importantes para a criança ganhar um primeiro contacto com o dentista, de modo a prevenir e/ou tratar algum problema de saúde oral e aprender as técnicas de uma escovagem correcta, de forma a garantir a manutenção de uma boa saúde oral. Porque uns dentes bem cuidados e saudáveis desde os primeiros anos de vida, aumentam muito as probabilidades de uma correta função fonética e um perfeito processo de mastigação.

 


 

A partir de que idade e com que regularidade a criança deve consultar um Odontopediatra?


A American Academy for Pediatric Dentistry recomenda que a primeira visita ao Dentista Pediatra seja feita no primeiro ano de vida, afim de prevenir o aparecimento da doença mais prevalente nas crianças, a cárie dentária.

A criança com essa idade tem ainda dentes de leite, que irão ser substituídos, mas que também podem ter cárie, doer e até provocar infeções se não forem devidamente tratadas.

A visita da criança ao Odontopediatra, deve assim ocorrer de 6 em 6 meses e em situações de elevado risco de cárie, de 3 em 3 meses, de forma a se evitarem muitos problemas futuros.