fbpx

DATM: Disfunção Da Articulação Temporomandibular

Diabetes e Problemas de Saúde Oral
Agosto 18, 2022
O que é a Restauração Indireta?
Setembro 12, 2022

A DATM, ou disfunção da articulação temporomandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar a funcionar adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para a frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça o funcionamento correto deste complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos é denominado DATM. Geralmente, a DATM dá ao indivíduo a sensação de que a sua mandíbula salta para fora ou estala, ou que fica presa por um instante. A causa exata desta disfunção é frequentemente impossível de identificar.

Quais os sintomas da DATM?

As disfunções DATM apresentam muitos sinais e sintomas. Assim, é difícil saber com certeza se tem DATM, pois um destes sintomas ou todos eles podem também ser resultado de outros problemas. O seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, por um historial médico e dentário completo, de um exame clínico e de radiografias adequadas.

Alguns dos sintomas mais comuns da DATM são:

  • Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir, ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Mandíbulas que “ficam presas”, bloqueiam ou saem do lugar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Uma brusca mudança no modo como os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Como tratar a DATM?

Embora não exista uma cura para a DATM, existem diversos tratamentos que poderá seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. O seu dentista poderá recomendar um ou vários dos seguintes tratamentos:

  • Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor húmido;
  • Reduzir os efeitos prejudiciais resultantes de cerrar ou ranger os dentes por meio de um aparelho, algumas vezes chamado placa de mordedura ou “splint”. Este aparelho, feito à medida para a sua boca, encaixa-se nos dentes superiores e, ao deslizar sobre os dentes inferiores, impede-os de ranger contra os dentes superiores;
  • Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. O seu dentista pode sugerir que procure formação e aconselhamento para ajudar a evitar o stress;
  • Quando partes da mandíbula são afectadas e os tratamentos não surtem efeito, pode ser aconselhável uma cirurgia na articulação.

A equipa Sr. Implante em conjunto com o paciente, encontra as melhores soluções com o menor desconforto possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.