fbpx
Mau Hálito: Causas, Tratamento e Como Prevenir
Setembro 23, 2022
Efeito dos Alimentos Ácidos nos Dentes
Outubro 27, 2022

Costuma utilizar pasta dentífrica com ou sem flúor? A verdade é que este mineral é conhecido por tornar os dentes mais fortes, mas existem situações em que a sua utilização não é a mais indicada.

No que consiste o flúor?

O flúor é um mineral – que poderá até encontrar na tabela periódica – conhecido por fortalecer os dentes e combater as cáries. Este é encontrado em alimentos comuns na dieta mediterrânea, tais como o espinafre, o tomate, a cebola e o feijão. Assim como na água distribuída pelos municípios.

Portugal é um dos países europeus que apresenta taxas de flúor na água distribuída pelo território nacional, que embora perto do zero, traz grandes benefícios para a população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, com a adição de flúor na água, a percentagem do aparecimento de cáries, principalmente nas crianças, diminuiu substancialmente.

Então o flúor é bom ou mau?

Tal como a maioria das substâncias que consumimos, também o flúor apresenta consequências negativas quando utilizado em grande escala. Se consome água da torneira e utiliza pasta dentífrica com flúor, então utiliza a quantidade ideal. Contudo, se bebe apenas água engarrafada, poderá ser essencial que compense com um elixir oral.  

Deste modo, podemos considerar que o flúor é vantajoso para a saúde oral, desde que seja utilizado na quantidade correta, visto que se o seu consumo for maior ao recomendado, poderá original em fluorose dentária, onde o alto consumo do mineral afeta o desenvolvimento dos dentes, deixando-os frágeis e manchados.

Devo utilizar pasta com ou sem flúor?

A verdade é que depende da idade do utilizador. Se pretende comprar uma pasta para o seu filho com idade entre os três e os sete anos, é importante que, se utilizar uma pasta dentífrica com flúor, a quantidade ronde o tamanho de uma ervilha. Sendo as crianças as mais afetadas pela fluorose dentária, é fundamental que acompanhe o processo de escovagem dos dentes e as quantidades de pasta utilizadas, bem como garanta um acompanhamento médico frequente.

Se pretende encontrar uma pasta dentífrica para si, o cuidado não é tão acrescido, contudo procure não engolir qualquer excesso de flúor. Se acredita que consome este mineral em quantidade suficiente através da sua alimentação, contacte com o seu dentista sobre a melhor opção de pasta dentífrica para a sua saúde oral.

No entanto, uma pasta adequada às suas necessidades não é o suficiente para garantir uma boa higiene oral. Marque uma consulta na clínica Sr. Implante e confie nos nossos médicos para garantirem o melhor para o seu sorriso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *