A prevenção na saúde oral não depende apenas da visita ao dentista quando surge alguma dor ou problema. Mas sim, dos hábitos saudáveis do dia a dia, como uma higiene oral cuidada, alimentação variada e equilibrada, evitando ingestão de doces entre as refeições.
Assim, a prevenção na saúde oral é o primeiro passo para manter uma excelente saúde dos dentes, gengivas e hálito.
Com uma fraca higiene e cuidado oral, surgem as doenças que afetam os dentes e as gengivas, nomeadamente, a periodontite e a cárie dentária, entre outras. Quando detetadas prematuramente são corrigidas com maior facilidade. Assim, deve investir sempre na prevenção, isto é, a alimentação saudável e os bons hábitos de higiene oral.
Para além de uma alimentação saudável, deve também realizar uma adequada escovagem diária aos seus dentes, pelo menos duas vezes ao dia. Com recurso ao fio dentário ou escovilhão uma vez por dia, preferencialmente à noite.
Estes cuidados garantem uma boa saúde oral, prevenindo gastos desnecessários com o tratamento de cáries e outros problemas associados ao descuido da higiene oral. Assim, contribui para a prevenção de cáries dentárias que de outra forma iriam aparecer.
A prevenção é mantida com visitas regulares ao Dentista ou à Higienista Oral. Estas são visitas regulares a cada 6 meses, mesmo que não sinta dor ou qualquer desconforto, que contribuem para detetar algum problema na fase inicial.
A consulta de higiene oral, ajuda na prevenção odontológica e manter a sua boca saudável, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Inclui ainda o diagnóstico precoce de determinadas patologias, onde se inclui o cancro oral.
A prevenção é definitivamente a melhor solução para manter os seus dentes saudáveis e evitar intervenções mais custosas e complexas. Assim, marque já a sua consulta de higiene oral.