O que é a disfunção da ATM?

O que é a Halitose?
Julho 19, 2019
Recessões Gengivais?
Agosto 9, 2019

A disfunção da articulação temporo-mandibular é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios. É, portanto, uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode não estar a funcionar adequadamente. Esta articulação é uma das mais complexas do todo o corpo humano e é responsável por permitir o movimento da mandíbula para a frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que surja e, que impeça o funcionamento correto deste sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos,  é denominado por DATM .

Esta disfunção dá a sensação de que a mandíbula está solta, instalar ou fica até presa por instantes.

Causas da Disfunção da ATM:

A causa para a disfunção da ATM e dor Oro-Facial raramente tem uma única fonte,  sendo maioritariamente considerada de origem multifatorial. As maiores causas apontadas para a Disfunção de ATM é o traumatismo da mandíbula, de causas variadas, patologias articulares, como é o caso da artrite, bruxismo (apertar e ranger dos dentes e tensão muscular, que pode ser motivada pela tensão emocional).

Principais sintomas da Disfunção da ATM:

Tendo em conta a sua origem multifatorial, os sintomas são também eles variados, acabando por ser de difícil diagnóstico. O diagnóstico desta disfunção não é claro, tendo em conta que os seus sintomas podem ser confundidos e estar interligados com outras patologias.

Sintomas mais comuns da disfunção da ATM:

• Dor ou desconforto na face, na articulação temporo-mandibular e/ou músculos mastigatórios;
  • Dores na cabeça, no ouvido e pescoço;
  • Zumbidos, sensação de redução de audição e vertigem;
  • Sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Mandíbulas que bloqueiam ou saem do lugar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Mudança brusca na forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam.
  • A dor pode aparecer de forma súbita ou progressiva, com flutuações na frequência e intensidade.

O seu dentista é quem o melhor poderá a fazer um diagnóstico preciso, recorrendo ao seu historial médico e dentário completo, de um exame clínico e das radiografias adequadas.

Tratamento da Disfunção da ATM e dor Oro-Facial:

Embora não exista uma cura para esta disfunção, existem vários tratamentos que permitem diminuir e atenuar consideravelmente os sintomas. Caso o seu dentista achar pertinente, poderá recomendar-lhe um ou vários tratamentos.

• Aplicação de calor húmido, para diminuir ou eliminar a dor e o espasmo muscular;
  • Utilização de medicação, goteiras de relaxamento ou outras, fisioterapia e reprogramação postural resolvem a grande maioria dos casos clínicos;
  • Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula;
  • A cirurgia ortognática ou cirurgia da ATM só é efetuada para casos muito específicos e de gravidade elevada.

Venha à nossa clínica dentária Sr. Implante e informe-se melhor sobre esta disfunção que afeta tantas pessoas no seu dia a dia.