A disfunção da articulação temporo-mandibular é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios. É, portanto, uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode não estar a funcionar adequadamente. Esta articulação é uma das mais complexas do todo o corpo humano e é responsável por permitir o movimento da mandíbula para a frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que surja e, que impeça o funcionamento correto deste sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos, é denominado por DATM .
Esta disfunção dá a sensação de que a mandíbula está solta, instalar ou fica até presa por instantes.
A causa para a disfunção da ATM e dor Oro-Facial raramente tem uma única fonte, sendo maioritariamente considerada de origem multifatorial. As maiores causas apontadas para a Disfunção de ATM é o traumatismo da mandíbula, de causas variadas, patologias articulares, como é o caso da artrite, bruxismo (apertar e ranger dos dentes e tensão muscular, que pode ser motivada pela tensão emocional).
Tendo em conta a sua origem multifatorial, os sintomas são também eles variados, acabando por ser de difícil diagnóstico. O diagnóstico desta disfunção não é claro, tendo em conta que os seus sintomas podem ser confundidos e estar interligados com outras patologias.
O seu dentista é quem o melhor poderá a fazer um diagnóstico preciso, recorrendo ao seu historial médico e dentário completo, de um exame clínico e das radiografias adequadas.
Embora não exista uma cura para esta disfunção, existem vários tratamentos que permitem diminuir e atenuar consideravelmente os sintomas. Caso o seu dentista achar pertinente, poderá recomendar-lhe um ou vários tratamentos.
Venha à nossa clínica dentária Sr. Implante e informe-se melhor sobre esta disfunção que afeta tantas pessoas no seu dia a dia.