Porquê deve ir ao Dentista de 6 em 6 meses?
Julho 25, 2022
DATM: Disfunção Da Articulação Temporomandibular
Agosto 28, 2022

Sabia que existe uma relação entre os diabetes e problemas de saúde oral. Existem pesquisas que afirmam que há uma maior prevalência de doenças gengivais entre as pessoas com diabetes, entre outras complicações associadas a esta doença, tais como doenças cardíacas, AVC e doenças renais.

Relação Bidirecional

A relação entre doenças gengivais e diabetes é bidirecional. Não só os doentes diabéticos são suscetíveis às doenças gengivais, mas esta pode ter o potencial de afetar o controlo glicémico no sangue e contribui para a progressão de diabetes. As pessoas com diabetes têm um risco elevado de periodontite (uma doença gengival avançada com perdas ósseas). Estes doentes têm maior risco de doenças gengivais avançadas porque geralmente são mais suscetíveis às infeções bacterianas, e têm uma diminuição de capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.

Uma higiene oral e consultas regulares com o dentista são fatores que contribuem para a sua saúde oral.

Por ser diabético há mais risco de problemas dentários?

Ao não controlar os níveis de glicose no sangue, terá mais probabilidades de desenvolver doença gengival avançada e de perder dentes em comparação com pessoas que não têm diabetes. A doença gengival pode ser um fator que eleva o açúcar no sangue e pode tornar o controlo da doença mais difícil.

Outros problemas orais relacionados com a diabetes são: candidíase, boca seca que pode causar aftas, úlceras, infeções e cáries.

Como evitar problemas dentários associados à diabetes?

O fator mais importante é o controlo do seu nível de glicose no sangue. Faça uma higiene oral, dentes e gengivas, faça exames a cada 6 meses. Para controlar as infeções, cuida da doença, não fume, em caso de dentadura limpe-a diariamente.

Consultas

Mantenha o seu dentista informado de qualquer alteração do seu estado de saúde e os medicamentos que toma. Ao ter diabetes o seu dentista irá ter que ter cuidados especiais.

Marque já a sua consulta.