O que é uma Cárie Dentária ou Dentisteria

Os Implantes Dentários e a Saúde
Fevereiro 3, 2017
Como ter uma boa higiene oral?
Novembro 16, 2018

Mas afinal o que é uma Cárie Dentária?

Sabia que uma cárie dentária é uma doença que afecta praticamente 90% da população Portuguesa. Esta é uma doença que é provocada pela acção de algumas bactérias que potencialmente podem destruir parcial ou totalmente o dente.

Mas quais as razões do aparecimento de cáries dentárias?

Existem vários factores para o aparecimento de cáries dentárias como: a presença de bactérias na boca, uma alimentação pouco saudável (alimentos com hidrato de carbono como os doces, chocolates, bolos, etc, que provocam o aparecimento de lesões nos dentes)  e a uma higiene oral mal feita.

Também um problema a terem contra é quando as cáries não não tratadas, pois podem em situações extremas, originar infecções noutros orgãos e que podem ter repercussões na saúde geral da pessoa.

Todos os dentes são afetados da mesma forma e em todas as idades?

Não, É especialmente importante alertar as crianças e os adolescentes para a importância de uma boa higiene oral, pois os seus dentes têm menos defesas na sua fase de maturação. Também existem dentes que pelo seu formato têm maior tendência a acumular restos de alimentos (exemplo dos dentes molares e pré-molares). Outro fator a ter em conta é o acesso da escovagem aos vários dentes da boca, que de acordo com a sua localização são mais fáceis ou difíceis de limpar.

Alguns cuidados para prevenir as cáries dentárias:

• Fazer sempre uma boa higiene oral diária
  • Passar de forma regular o fio dental entre os dentes
  • Ter uma alimentação e um estilo de vida equilibrado
  • Escovar os dentes de preferência a seguir às refeições
  • Ir regularmente ao seu dentista

O que é a Dentísteria?

A Dentísteria, é  área da medicina dentária que se especializa no tratamento das lesões dos dentes, que podem ser causadas por cárie dentária, por um traumatismo ou qualquer outra razão.