Cuidado de próteses: Como limpar e cuidar?
Janeiro 8, 2021
Como escovar os dentes corretamente com aparelho ortodôntico?
Fevereiro 12, 2021

A‌s cáries dentárias são desenvolvidas devido às bactérias instaladas na placa bacteriana, o estado de saúde oral e a ingestão de determinados alimentos e bebidas. A cárie dentária é resultado de uma perda de minerais, assim como de uma constante danificação localizada e progressiva no dente. Para evitar o seu aparecimento é fundamental haver uma higiene oral cuidada e diária.

O que é uma cárie dentária?

Esta é uma doença oral que afeta cerca de 90% da população portuguesa. Resulta da ação de determinadas bactérias que causam uma destruição parcial ou integral do dente.

As bactérias que provocam o surgimento desta doença, estão geralmente associadas a uma higiene oral pouco cuidada e a uma alimentação desajustada. Quando a cárie não é tratada devidamente pode causar situações extremas, como por exemplo, infecções de extensão variável e que podem provocar danos graves na saúde oral e, consequentemente, associar outras doenças de teor geral.

Existem alguns alimentos que tendem a deteriorar com maior facilidade os minerais e que, por sua vez, podem ajudar a desenvolver cáries dentárias. Os alimentos que possuem hidratos de carbono, como é o caso dos bolos, doces, bolachas, chocolates, etc., vão deteriorar os dentes, uma vez que, a partir do momento em que estes alimentos são consumidos, as bactérias cariogénicas vão deteriolizá-los e estimular ácidos que suscitam a dissolução do conteúdo mineral dos dentes.

A cárie dentária é desenvolvida quando os alimentos acima mencionados são ingeridos com alguma regularidade, principalmente fora das refeições principais e antes de dormir.

Será que tenho uma cárie dentária?

A presença de uma cárie pode ser notada quando se sente uma cavidade ou carência de parte de um dente. As cáries quando se apresentam numa fase inicial são difíceis de detetar e, geralmente, apenas médicos dentistas o conseguem fazer.

Caso note alguma mudança de coloração nos dentes, como por exemplo, manchas brancas, amareladas, acastanhadas ou pretas na parte superior dos dentes, recomendamos que consulte um médico dentista.

Na sua higiene oral, ao passar o fio dentário entre os dentes deve estar atento, pois se o fio ficar preso ou desfiar, poderá ser uma cárie e é aconselhado, caso aconteça, marcar uma consulta ao dentista.

Cuidados a ter em conta diariamente para evitar o aparecimento de cáries

• Manter uma higiene oral diária;
  • Usar uma pasta de dentes com flúor e escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia;
  • Utilizar fio dentário pelos menos uma vez ao dia, idealmente à noite;
  • Manter uma dieta saudável e equilibrada, evitar comer fora das refeições, principalmente alimentos muito açucarados;
  • Consultar um médico dentista regularmente;
  • Trocar a escova de dentes de 3 em 3 meses.

Marque uma consulta na clínica Sr Implante e confie nos nossos médicos para lhe darem um sorriso bonito e uma melhor higiene oral. Contacte-nos através do nosso número 261 404 085.