Cuidado de próteses: Como limpar e cuidar?

Existe relação entre a diabetes e problemas orais?
Novembro 20, 2020

Para manter as próteses dentárias limpas e cuidadas é fundamental adotar uma rotina de higienização oral. Uma boa higienização é essencial para manter uma boa saúde oral e aproveitar o seu sorriso ao máximo.

As próteses devem ser cuidadas, higienizadas, reparadas e revistas. A preocupação com as próteses dentárias são fundamentais para a longevidade das mesmas. Manter uma boa higiene oral irá ajudar a manter o conforto, a eficiência, a estética e a segurança das mesmas.

Como limpar corretamente as próteses?

Assim como nos dentes naturais é normal haver placa bacteriana nas próteses. As próteses removíveis, logo após uma refeição devem ser retiradas e passadas por água. Quando as mesmas não são retiradas existe uma acumulação de sujidade e podem perder o brilho e a brancura que tinham inicialmente. 

  • Limpar a prótese com cuidado com água abundante;
  • Enxaguar muito bem com água tépida;
  • Aplicar uma solução limpadora para evitar mau cheiro;
  • Escove a prótese e use água tépida durante o processo;
  • Aplique creme dental e escove as gengivas, dentes e língua, antes de voltar a colocar a prótese.

Produtos adequados para uma limpeza correta

Existem alguns produtos que são específicos para uma limpeza correta das próteses.

  1. Espumas refrescantes ou sabão neutro: estes produtos ajudam à limpeza das próteses, assim como a evitar a acumulação de microrganismos. 
  2. Pastilhas desincrustantes: estas são recomendadas para a submersão da prótese, pois ajudam a eliminar detritos presos nas próteses dentárias. Após este processo é necessário escovar a prótese para uma limpeza completa.

Como remover a prótese corretamente

Para fazer a remoção da prótese dentária, recomendamos:

  1. Enxaguar com água morna toda a boca;
  2. Colocar no lavatório água tépida;
  3. Retirar, primeiramente, a prótese superior. Colocar o polegar sobre os incisivos e pressione para cima e para baixo até remover completamente;
  4. Por fim, remover a prótese inferior, puxando levemente a mesma e, ao mesmo tempo, fazer movimentos para a frente e para trás.

Sempre que sentir necessidade ou dúvidas sobre próteses dentárias, fale com o seu médico dentista. É importante que faça visitas semestrais ao dentista para assegurar a sua saúde oral.
Caso necessite de acompanhamento profissional para cuidar da sua saúde oral, no Sr Implante encontra médicos dentistas experientes e dispostos a ajudar e esclarecer todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *