Como escovar os dentes corretamente com aparelho ortodôntico?

Como prevenir a cárie dentária
Janeiro 27, 2021

O uso de aparelho ortodôntico requer cuidados especiais para que o tratamento tenha o sucesso pretendido. Este tipo de aparelhos pode acumular resíduos de comida ou placa bacteriana, devido aos pequenos espaços que ficam entre o aparelho ortodôntico e os dentes. Devido a isso, é fundamental ter uma boa higiene oral para que após o tratamento os dentes não fiquem manchados ou com cáries. 

Depois de cada refeição deve lavar cuidadosamente os dentes. Escove todos os seus dentes e use fio dentário, entre e debaixo dos arames do aparelho. Além da higiene oral diária é muito importante visitar o médico dentista, cerca de duas vezes ao ano, para fazer uma limpeza adequada e manter os dentes e gengivas saudáveis.

Cuidados diários a ter com o aparelho ortodôntico

  1. Escovar os dentes: Limpe todos os seus dentes, após as refeições. Certifique-se que coloca a sua escova num ângulo de 45 graus entre o dente e a gengiva e pressione levemente enquanto move a escova em movimentos circulares. Repita todo este processo em todos os dentes, tanto nas partes internas como externas da superfície dental.
  1. Limpar o aparelho ortodôntico: Limpe sempre o seu aparelho dentário. Escova a parte superior de cada arame e, de seguida, a parte interior. Certifique-se que remove todos os resíduos alimentares que possam estar tanto no aparelho como nos dentes.
  1. Retirar os elásticos: Caso use elásticos no seu aparelho ortodôntico retire-os, assim como qualquer outra parte removível do seu aparelho. 
  1. Utilizar fio dentário: O uso de fio dentário é fundamental para uma higiene oral completa. Limpe sempre ao redor do seu aparelho ortodôntico. Caso tenha alguma dúvida sobre o tipo de fio dentário que deve usar, questione o seu médico dentista para lhe aconselhar da melhor forma. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *