Saiba da importância de uma boa higiene oral

Os Implantes Dentários e a Saúde
Fevereiro 3, 2017

A higiene oral é a ação de manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis.  ​Se fizer uma boa e higienização da boca está a prevenir ou evitar vários potenciais problemas que podem aparecer ou potenciar como: cáries, periodontite, ajudar a combater a halitose ou mau hálito.

A finalidade da higiene Oral?

• A higiene oral procura ter uma ação preventiva e de evitar a formação de placa bacteriana, que se forma nas superfícies duras dos dentes. Esta placa bacteriana pode ser um fator que leva a outro tipo de problemas como: tártaro, cáries, gengivite, periodontite ou doença periodontal.
  • Por outro lado a uma boa higiene oral é um elemento vital para manter os dentes em bom estado geral, cumprindo as suas principais funções: desempenhar as funções alimentares na sua plenitude, evitar mau hálito e permitir ter um sorriso perfeito.

Quais são os sintomas de uma má higiene oral?

• Se de vez em quando as suas gengivas sangrarem ou sentir dor (quando está a escovar os dentes), isto pode acontecer devido a uma má higiene dental.
    Se tem mau hálito que não desaparece facilmente.
    Se acumula pigmentos com uma cor castanha ou amarelada sobre os dentes, devido à calcificação da placa bacteriana.

Como manter uma boa higiene oral?

Uma boa higiene oral permite evitar a placa bacteriana.

Se for pai/mãe deverá explicar e ensinar as crianças sobre os melhores métodos, práticas para estas terem uma boa higiene oral diária.

Deverá consultar o seu dentista, procurando conselho sobre as melhores e corretas  práticas de higiene.

Dicas para uma boa higiene da sua boca:

1. Escovar correctamente os seus dentes e, usar o fio dental no dia-a-dia. Deve escovar bem os dentes pelo menos 2 a 3 vezes por dia e usar o fio dental.
  2. Usar um Anti-séptico Oral. Use regularmente após escovar os dentes ou usar o fio dental para eliminar as bactérias responsáveis pela formação de placa, e especialmente se você tiver mau hálito.
  3. O uso de Flúor. O flúor protege e fortalece os dentes. Use o flúor na pasta de dentes, em tratamentos dentários, ou tomando um suplemento de flúor. Lembre-se, nada de excessos, aconselhe-se com o seu dentista.
  4. Procure comer alimentos saudáveis. Seguir uma dieta equilibrada desempenha um papel importante na saúde bucal. Uma dieta equilibrada inclui todos os principais grupos de alimentos: frutas e verduras, produtos lácteos, carne, peixe, etc.
  5. Visitar regularmente o seu dentista. Você deve ir ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses para manter uma boa saúde oral.

Os resultados de uma boa higiene Oral?

Dentes mais limpos e sem resíduos, com um sorriso mais bonito.

Gengivas mais limpas e saudáveis. Sem dor, nem sangue ao escovar ou passar o fio dental.

Uma boca com melhor hálito.

Saiba mais aqui sobre higiene oral.