Para manter uma boca saudável é fundamental não nos esquecermos de lavar os dentes, usar o fio dentário e o elixir oral. A escovagem é talvez a mais previsível e importante dica a ser seguida, pelo menos, duas vezes por dia, 30 a 60 minutos após cada refeição.
Mas, no momento desta higiene oral, é também importante usar o fio dentário e o elixir oral. De facto, recorrer apenas à escovagem não é suficiente e a importância do fio dentário, por exemplo, tem sido cada vez mais realçada pelos médicos dentistas.
Os espaços entre os dentes acumulam, diariamente, restos de alimentos que se tornam bastante difíceis de eliminar. Assim, é possível prevenir doenças nas gengivas, cáries e até eliminar o mau hálito de forma mais eficaz.
Mas, saiba que existem vários tipos de fio dentário disponíveis no mercado, e a escolha acertada dependerá das necessidades específicas de cada paciente. Existem fios que possuem vários filamentos e outros de filamento único, com vários sabores, com ou sem cera, com efeito branqueador, com haste e até porta-fios, escovilhões e outros fios especialmente concebidos para Pacientes que usam aparelho.
E ainda há uma pergunta que não quer calar – “Devo passar o fio dentário antes ou depois da escovagem?“. A maioria dos profissionais aconselha o uso do fio dentário antes da escovagem. Mas, mais do que a ordem, o essencial é não abdicar de nenhum dos processos, para assim conseguir uma limpeza completa e eficaz dos dentes.
A utilização desta ferramenta requer alguma prática, podendo tornar-se difícil se não feito da melhor forma. Assim, existem 6 passos que o podem ajudar a ter uma boa higiene com fio dentário:
O elixir oral, também chamado colutório, é um excelente complemento à higiene oral. Além de deixar um sabor fresco na boca, que dura uma manhã inteira, também tem, dependendo do tipo de produto, componentes que reforçam a nossa Saúde Oral, consoante cada caso.
Assim, é mesmo importante entender que o elixir oral deve ser escolhido com acordo com cada caso.
E, mais uma vez, surge a dúvida na ordem de utilização – “Utilizo o elixir oral antes ou depois da escovagem?“. O recomendado é: primeiro, usar o fio dentário ou escovilhão, para remover a placa bacteriana, depois a escovagem adequada, durante dois minutos, e aí sim, bochechar com o elixir durante 30 segundos.
E, lembre-se, após usar o elixir bocal não deve passar a boca por água. Pois assim, todos os benefícios desapareceram e será um desperdício.
A escolha do elixir oral deve ser sempre aconselhada por um profissional de Saúde Oral, uma vez que a sua utilização deve ser sempre seguida a cada seis meses por um profissional.