O uso tardio da Chucha e a malformação óssea da boca da criança.

A importância da saúde oral Sénior!
A importância da saúde oral Sénior!
Março 15, 2019
Já alguma vez sentiu sensibilidade dentária?
Já alguma vez sentiu sensibilidade dentária?
Abril 10, 2019
O uso tardio da Chucha e a sua influência na malformação óssea da boca da criança.

A chucha foi criada com o intuito de acalmar as crianças. Mesmo dentro da barriga da mãe, o bebé já ‘chuchava’ no dedo.

Apesar do chuchar ser encarado como fazendo parte do seu desenvolvimento normal, isso não afasta a ideia de nos questionarmos se esta prática traz alguns problemas à saude do nosso bebe.

Qual a melhor idade para a criança deixar a chucha?

Como tudo na vida, deve existir bom senso e equilibrio, pelo que, a criança pode utilizar a chucha, mas com ponderação, para não prejudicar a sua saúde, nomeadamente na malformação óssea da sua boca.

De forma à criança não ter consequências para a sua saúde, a maioria dos autores nesta matéria entende que se deve desencorajar o uso da chupeta a partir dos 2 anos de idade.

Consequências do uso tardio da Chucha e a sua influência na malformação óssea da boca da criança!

Está provado que chuchar depois dos 2 anos, tem influências negativas na saúde da criança, nomeadamente, ao nível da malformação óssea da boca da criança.

Vários estudos demonstram que o uso tardio da chucha aumenta o risco de efeitos negativos no crescimento adequado das estruturas oro-faciais, podendo condicionar também alterações no posicionamento dos dentes.

Por essa razão, recomenda-se o abandono da chucha, para não ter consequências futuras na boca da criança.

Porque ficam então as bocas “tortas”?

A utilização de chucha durante o dia impede o desenvolvimento normal dos ossos da boca e como tal, os dentes acabam por ficar tortos, porque estão suportados por um osso deformado. 

Como forma de evitar todas estas consequências, e de prevenir a necessidade futura de acompanhamento em várias áreas, aconselhamos a remoção da chucha do seu bebé a partir dos 2 anos de idade.

Diversos estudos concluiram que o uso tardio da chucha tem influência direta na malformação óssea da criança, pelo que, deve ter uma atenção especial  sobre esta matéria, de forma a não prejudicar a saúde do seu filho.

Proteja a saúde da sua criança e faça uma visita regular ao pediatra ou ao médico de família.

É também recomendado que a partir dos 3 anos, todas as crianças façam uma consulta de rastreio com um especialista em Medicina Dentária.

Venha à clinica do Sr. Implante e os nossos profissionais irão analisar o estado da boca da sua criança, de forma a resolver alguma malformação óssea que possa existir, resultante do uso tardio da chucha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *