Escovas elétricas ou escovas manuais?

O que são restaurações indirectas?
Novembro 12, 2019
Sabe que existem pasta de dentes sólidas?
Fevereiro 12, 2020

As escovas de dentes são uma ferramenta fundamental para a higiene oral. Através da utilização desta importante ferramenta conseguimos fazer uma limpeza quase completa dos nossos dentes e boca. Desta forma, é possível promover uma boa higiene oral.

Diferença entre a escova de dentes manual e a elétrica:

Atualmente, existem vários estudos científicos que comprovam que as escovas de dentes elétricas, quando comparadas com as manuais, são mais eficazes no processo de limpeza oral. Devido ao seu sistema de movimento de rotação e com mais oscilações por segundo, do que as escovas manuais, as escovas elétricas removem com maior eficácia a placa bacteriana e efetuam uma limpeza mais profunda do que as outras.

Principais características e benefícios:

Ambas as escovas de dentes têm como função a limpeza e higienização oral. No entanto, dada a sua especificidade e o maior número de movimentos e rotações por segundo, as escovas elétricas apresentam mais vantagens numa limpeza mais eficaz e profunda do que as tradicionais escovas manuais.

  • Permitem cumprir o tempo ideal de escovagem recomendado pelos dentistas, entre 2 a 3 minutos;
  • Utilização da técnica correta de escovagem em cada dente e em cada zona da boca;
  • Limpeza mais profunda da boca mas com menos danos, uma vez que as mesmas permitem controlar a intensidade que o seu utilizador exerce sobre os dentes e gengivas;
  • Permitem tratamentos mais adequados ao tipo de boca de cada pessoa, incluindo a limpeza profunda, branqueamento dentário, cuidados com gengivas mais sensíveis, dentes sensíveis e limpeza da língua;
  • Maior durabilidade relativamente às escovas de dentes manuais.

Apesar das escovas de dentes elétricas terem um valor superior às escovas de dentes tradicionais, estas apresentam uma maior longevidade, acabando por compensar a longo prazo, os custos iniciais. Além dessa questão, tendo em conta que uma das suas vantagens e benefícios se prende com o facto de promover uma maior e melhor higiene oral, estas permitem evitar custos acrescidos na idas ao seu médico dentista.

Optar por uma escova de dentes elétrica é bastante vantajoso para a sua saúde e higiene oral. No entanto, o passo mais importante é dedicar tempo ao tratamento e manutenção da sua boca e dos seus dentes.

Optar por uma escova de dentes elétrica, por si só, não significa melhorias na sua saúde e higiene oral sem que tome as devidas precauções, visite regularmente o seu médico dentista e tenha cuidados diários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *