Adicione um Elixir à sua rotina de Higiene Oral
Março 27, 2023
Devo remover os Dentes do Siso?
Maio 2, 2023

A dor de dentes é frequentemente causada por cáries dentárias e os seus efeitos secundários, como abcesso. Uma boa higiene oral pode ajudar a prevenir uma cárie dentária, já que remove a placa bacteriana. A placa bacteriana é prejudicial porque as bactérias que nela residem produzem ácidos que podem corroer o esmalte e a dentina dos dentes.

Sintomas de dor de dentes

Se sentir alguns dos sintomas mencionados abaixo, recomendamos que consulte um dentista para fazer um diagnóstico fiável e seguro. Assim, irá conseguir o melhor tratamento para combater as dores de dentes.

Dor nos dentes

O sintoma mais comum é uma forte dor de dentes ao morder alimentos ou ao tocar no dente, que pode ser comparada à sensação de dor causada por um dente fraturado.

Dor de dentes com febre

O avermelhamento ou inflamação da gengiva, bem como uma sensação de inchaço na mandíbula também são sintomas comuns.

Inchaço da gengiva

Em alguns casos, a dor de dentes pode ser acompanhada de uma sensação febril, com temperatura corporal atingindo 38°C ou mais. É importante prestar atenção a esses dois sintomas ocorrendo simultaneamente, pois pode indicar uma infeção viral ou bacteriana.

O que pode causar dores de dentes?

Existem diversas causas subjacentes à dor de dentes que podem ocasionar desconforto nessa região. Caso não seja possível determinar a causa da dor, o dentista poderá auxiliar na identificação do problema.

Cárie

As cáries são a principal causa de dor de dentes. Quando a camada protetora do esmalte é danificada, os dentes se tornam mais sensíveis e podem causar dor.

Abcesso dentário

A dor proveniente de um abcesso dentário é geralmente pulsátil e pode se espalhar para a mandíbula ou pescoço. É possível que sejam observados sintomas como febre, aumento dos gânglios linfáticos e inchaço das gengivas.

Polpa infetada

No interior dos dentes, existe uma polpa composta por nervos e vasos sanguíneos. Quando essa região está infetada ou danificada, a dor de dentes pode ocorrer de forma aguda, sendo necessário um tratamento imediato por parte do dentista.

Bruxismo (ranger dos dentes)

Caso acorde com dor no maxilar e dor de cabeça, é possível que a dor de dentes seja a causa desses sintomas. O bruxismo e o ranger dos dentes podem provocar esses desconfortos.

Infeção na gengiva

A gengivite é a principal causa de dor nas gengivas. Caso não seja tratada, pode evoluir para periodontite, sendo importante informar o dentista assim que esses sintomas surgirem.

Sensibilidade dentária

Caso sinta dor intensa ao comer ou beber alimentos e bebidas quentes ou frias, é possível que esteja com sensibilidade dentária. Se esse for o caso, uma pasta de dentes especializada para esse problema pode ser necessária. A sensibilidade dentária também pode ser causada pela erosão, que ocorre quando o esmalte dos dentes é corroído pelo consumo excessivo de ácidos presentes em determinados alimentos e bebidas, como refrigerantes ácidos. As pastas de dentes específicas para prevenir a erosão são úteis para proteger os dentes do desgaste do esmalte, mas, infelizmente, o esmalte já desgastado não pode ser recuperado. Se apresentar sintomas de erosão dentária, consulte um dentista.

É comum sentir dor nos dentes após uma obturação, pois os dentes ficam mais sensíveis nos dias seguintes ao procedimento. No entanto, se a dor persistir por vários dias, pode ser um sinal de problema com a obturação ou com os próprios dentes, por isso é importante consultar um dentista.

Outras causas:

– Erupção dentária;

– Inflamação na gengiva;

– Infeções na polpa ou nas raízes dentárias, que podem levar à formação de abcessos;

– Traumatismos dentários, que podem resultar em fraturas na coroa ou na raiz dos dentes;

– Dores de origem não dentária que podem ser confundidas com dor de dente.

Como aliviar a dor de dentes?

• Mantenha uma boa higiene oral;
  • Utilize fio dentário para remover resíduos que possam estar acumulados entre os dentes;
  • Realize bochechos com um elixir oral, recomendado pelo seu dentista;
  • Caso o dente tenha sido afetado por um traumatismo, aplique gelo na área afetada, durante 15-20 minutos a cada 1-2 horas, durante as primeiras 12 horas após o traumatismo.
  • Se houver hemorragia, pressione o local afetado com uma compressa esterilizada por 30 minutos.

Caso esteja com dores de dentes, é importante considerar a possibilidade de consultar um dentista. É recomendado agendar uma consulta se a dor persistir por dois dias ou mais, e se os tratamentos comuns para alívio, como o ibuprofeno, não forem efetivos. Além disso, é necessário ficar atento a sinais de febre ou infeção e entrar em contacto com um profissional especializado.