O consumo de bebidas geladas, provoca micro-fraturas no esmalte.
Maio 16, 2019
Existe um limite de idade para correcção ortodôntica?
Junho 28, 2019

Normalmente, a importância dos dentes decíduos, também conhecidos pelos dentes de leite, é desconhecida pelos pais. Mas a verdade é que os dentes das nossas crianças são importantes, e muito!

Os dentes decíduos são importantes?

Muitas vezes os pais pensam, “Porque é que os dentes de leite são importantes? Eles acabam por cair, certo?” Esta é uma questão que é colocada diariamente na nossa clínica, e a resposta é SIM, são muito importantes!

Qual é a importância dos dentes de leite?

Existem muitas razões para explicar a importância dos dentes decíduos, e aqui vamos indicar 4 das mais importantes:

  • Alinhamento e posição dos dentes

Os dentes decíduos guardam o espaço necessário para os dentes permanentes e guiam os dentes permanentes para a sua posição adequada. Se um dente de leite cair devido a uma cárie, por exemplo, os dentes adjacentes podem descair para esse espaço, não deixando espaço para o dente devido

  • A fala e desenvolvimento da face

A língua, os lábios, e as bochechas entram em contacto com os dentes para emitir sons. A presença e posicionamento correto dos dentes decíduos são importantes para conseguir pronunciar corretamente as palavras. A estrutura dos dentes também dão suporte aos músculos em desenvolvimento e dão forma à face da criança.

  • Concentração e autoestima

A dor de dentes pode afetar significativamente a capacidade da criança tomar atenção e aprender na escola. As cáries também podem afetar as interações com as outras crianças e a autoestima.

  • Saúde e nutrição

Como todos sabemos, os dentes são usados para mastigar. A dor de dentes provocada por cáries pode levar a deficiências nutricionais se a criança não for capaz de mastigar. Quando as cáries não são tratadas, existe um risco acrescido de infeções, que podem espalhar-se para outras partes do corpo. O mais importante é ajudar as crianças a tratar bem dos dentes de leite através de uma adequada higiene oral. Estes hábitos vão ajuda-los a manter os dentes permanentes saudáveis para sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *