Existe um limite de idade para correcção ortodôntica?

A importância dos dentes decíduos
Junho 18, 2019
O que é o Cancro Oral?
Julho 11, 2019

Atualmente, o ser humano tem vindo a fazer um destaque na parte estética que tem vindo a aumentar exponencialmente e em vários aspetos. Como tal, é cada vez maior a busca pelo sorriso mais bonito, um sorriso perfeito, através de correção ortodôntica.

A ortodontia é a área da Medicina Dentária responsável pela prevenção e correção do mau posicionamento dos dentes e dos maxilares (maloclusão), sendo esta a maior responsável pelo “sorriso perfeito”.

Três tipos de correção ortodôntica:

  • Ortodontia preventiva – realizam-se procedimentos que evitam maloclusões futuras. Geralmente, após a dentição de leite estar completa (por volta dos 3 anos de idade), a criança deve ser avaliada pelo Odontopediatra para detectar eventuais problemas. Ao serem tratados nesta fase potência o crescimento dos maxilares de forma harmoniosa.
  • Ortodontia interceptiva – quando já existe algum problema e que pode vir a afetar a dentição permanente. Após a erupção dos primeiros dentes definitivos, por volta dos 6 anos,a criança deve ser reavaliada pelo ortodontista para determinar a necessidade de tratamento ortodôntico. Para esta fase, existem aparelhos ortopédicos funcionais que são aparelhos que corrigem ou eliminam maus hábitos funcionais ou posturais. A sua utilização é efetiva entre os 3 e os 10 anos de idade. Caso estes problemas não sejam solucionados na infância, poderá levar a cirurgias em idade adulta.
  • Ortodontia corretiva – esta incide na dentição permanente permitindo fazer um correto alinhamento dentário. Este, por sua vez, vai permitir várias melhorias na higiene dentária, diminuindo problemas gengivais e o risco de aparecimento de cáries.

O correto alinhamento dentário – correção ortodôntica -não só permite uma verdadeira melhoria estética e consequentemente um aumento da sua autoestima, como é bastante benéfico para a  sua saúde e higiene oral.

Como sabemos, atualmente a ortodontia não se destina apenas a crianças e adolescentes. Em qualquer idade é possível realizar a correção ortodôntica. No entanto, quanto mais precocemente este processo for realizado, menos complexo e invasivo será o tratamento.

A correção ortodôntica pode ser a solução para o seu problema. Visite o serviço de Medicina Dentária da Clínica Sr. Implante ou vá até ao nosso site para conhecer os nossos serviços, assim como a nossa equipa especializada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *