fbpx

Preciso de usar um aparelho dentário?

Mantém uma boa higiene oral?
Junho 16, 2021
Porque é que as escovas de dentes elétricas são melhores?
Julho 23, 2021

Um Médico Dentista é o profissional mais apto a recomendar ou não o uso de aparelho dentário. Quando um dentista aconselha a utilização de um aparelho o objetivo principal, na sua generalidade, é melhorar a saúde oral do paciente, assim como o aspeto orofacial físico.

Os tratamentos ortodônticos são essenciais para tratar problemas de dentes desalinhados, sobremordida, distúrbios das articulações do maxilar e outros problemas orais.

Melhor Momento para Colocar um Aparelho Ortodôntico

Os aparelhos dentários podem ser colocados em jovens e adultos, sempre que apresentam problemas de saúde oral e o médico dentista recomendar o seu uso. O momento ideal para proceder à colocação de um aparelho ortodôntico é entre os 10 e os 15 anos, ou seja, quando a boca e a cabeça ainda se encontram em crescimento.

Nestas idades, os dentes reagem melhor ao alinhamento dos dentes. No entanto, os aparelhos dentários não se destinam apenas a jovens, este tratamento ortodôntico deve ser aplicado sempre que recomendado pelo profissional, seja em jovens ou adultos. 

1. Dentes Tortos ou Desalinhados

Os dentes tortos e desalinhados podem provocar diversas consequências para a saúde oral e para a saúde em geral. Os dentes desalinhados acumulam mais tártaro e placa bacteriana e exigem uma higiene oral mais cuidada. Além disso, podem afetar a autoestima do paciente a longo prazo.

2. Problemas na Mastigação

Um dos maiores problemas da má oclusão é os problemas de mastigação que advêm. O encaixe entre os dentes superiores e inferiores, podem dificultar o processo de mastigação e, consequentemente, tornar a digestão mais lenta.

A melhor forma de tratamento, é a utilização de aparelho dentário. Contudo, é fundamental passar por todo o processo de análise a avaliação do paciente, uma vez que existem vários tipos de mordida (mordida aberta, cruzada ou profunda). 

3. Dentes com Muito Espaço entre Si

O espaçamento entre dentes ou diastema, é muito comum e o tratamento com um aparelho dentário é a solução mais eficiente para deixar os dentes alinhados e sem espaços entre si. 

A diastema pode causar uma autoestima baixa para o paciente e, além disso, pode trazer dificuldades na mastigação. 

4. Dor na Mandíbula ou Dificuldade em Mastigar 

Quando existe alguma dor é sinal que alguma coisa não está bem. Nunca ignore uma dor, pois pode resultar num problema de saúde mais grave. 

As dores na mandíbula ou as dores de cabeça são reflexo dos dentes desalinhados. As dificuldades na fala ou pronúncia de algumas palavras pode estar diretamente influenciado com a má formação dentária. Nesses casos, o uso de aparelho ortodôntico é essencial.  

Marque uma consulta na clínica Sr Implante e confie nos nossos médicos para lhe darem um sorriso bonito e uma melhor higiene oral. Contacte-nos através do nosso número 261 404 085.

Siga as nossas Redes Sociais e fique sempre a par de todas as novidades da Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *