Porquê deve ir ao Dentista de 6 em 6 meses?

Aparelho Ortodôntico Tradicional ou Invisível
Julho 11, 2022
Diabetes e Problemas de Saúde Oral
Agosto 18, 2022

O sorriso é algo bastante importante para uma boa imagem de qualquer pessoa, assim deve cuidar dele, e também da sua saúde oral. Muitos dentistas recomendam fazer uma consulta de higiene a cada 6 meses.

Consultas Regulares

Sabia que a Higiene Oral é dos departamentos mais fundamentais para uma boa saúde oral. É responsável pelo diagnóstico, e prevenção de patologias orais, pela manutenção de tratamentos realizados anteriormente e pela higienização profunda.

Prevenção de patologias orais

Nas consultas de Higiene Oral, o médico dentista responsável faz uma examinação profunda às condições orais do paciente. Verificamos os dentes, os tecidos de suporte e qualquer patologia que detetamos. Esta avaliação regular é muito importante para o diagnóstico de certas patologias, como a cárie dentária, na sua fase inicial.

Manutenção de tratamentos

Tratamentos complexos, como a aplicação de Implantes Dentários, devem de ser acompanhados regularmente por um médico dentista. Certificamo-nos que os tratamentos estão a seguir o percurso esperado.

Higiene Oral

O acumular de bactérias e tártaro no espaço que está entre os nossos dentes e a gengiva é o principal fator que leva à criação de doenças periodontais. A destartarização regular é a solução ideal para prevenir doenças ou problemas gengivais.

Bons Hábitos

Nesta consulta, o dentista irá aplica corante sobre os dentes que deteta os espaços que não estão limpos. Ou seja, os espaços em que o paciente tem dificuldade de alcançar. O médico irá explicar que hábitos de higiene oral que deve ter.

Consultas regulares previnem:

Doenças gengivais

A doença periodontal é uma das patologias mais comuns associadas às gengivas. A doença pode surgir devido à nossa genética e a questões hormonais, mas a nossa higiene oral também tem impacto.

Quando há um acúmulo de resíduos e bactérias a tendência, com o passar do tempo vai irritar a gengiva, que recua e cria bolsas periodontais, onde o acúmulo de bactérias ainda se agrava mais. Quando se alastra pode causar perda de peças dentárias.

Assim, com consultas regulares saberá sempre sobre o estado de saúde das suas gengivas, e também, elimina-se a placa dentária.

Cáries

A cárie dentária é um problema oral que na sua fase inicial é muito difícil de ser detetada. Está alojada na superfície do dente, mas não causa nem dor nem desconforto. Acontece, especialmente, devido a uma má higiene oral.

A melhor forma de detetar a cárie na sue fase inicial é através de consultas de Higiene Oral regulares. O médico dentista responsável irá examinar cada uma das peças dentárias e caso encontre vestígios de cárie, pode fazer o tratamento de dentisteria de imediato.

A importância da saúde oral na saúde em geral

Existem estudos que comprovam que uma má saúde oral tem influência no aparecimento de doenças inflamatórias crónicas, tal como, doenças cardiovasculares, diabetes e AVC.

Marque já a sua consulta.