fbpx
10 causas mais comuns das Gengivas Inchadas
Julho 12, 2023
Como lidar com o medo de ir ao Dentista?
Agosto 24, 2023

Os dentes de leite desempenham um papel importante na forma como os bebés aprendem a mastigar, sorrir e falar. Introduza os cuidados regulares de saúde oral e crie benefícios para toda a vida, desde o momento em que os dentes de leite nascem até à idade adulta.

Com que idade nascem os dentes dos bebés?

Os dentes de leite começam a nascer entre os entre oito e os doze meses de vida do bebé. Os primeiros dentes de leite a “nascer” são os incisivos centrais – os dentes da frente. Os incisivos costumam cair entre os seis e os oito anos.

Pouco depois começam a nascer os caninos (16-22 meses) e depois os molares (25-33 meses), que já permitem ao bebé comer uma série de alimentos variados. Os caninos e os molares caem por volta da mesma idade, entre os nove e os doze anos.

Sintomas de dentição

  1. Sialorreia: O bebé baba mais do que o habitual quando os dentes começam a nascer. Este é um sintoma normal da dentição e é apenas um sinal de que as glândulas salivares estão a trabalhar mais do que o habitual.
  2. Morder as mãos: O nascimento dos dentes pode ser doloroso para o bebé, levando-o a morder os dedos ou as mãos como distração.
  3. O bebé não consegue dormir: A dificuldade em dormir pode, muitas vezes, ser o resultado do crescimento da dentição dos bebés, o que é normal e não deve durar mais do que alguns dias. Assim, se a situação persistir, fale com o profissional de Odontopediatria.

Escovar os dentes de leite

O nascimento dos dentes é um aviso para começar a escovar os dentes do bebé. Para garantir a segurança do bebé, a escovagem deve ser feita pelos pais ou por um adulto responsável até aos 24 meses. Depois disso, a criança pode “ajudar” a guiar a escova. Contudo, é importante que um adulto ajude a escovar os dentes da criança até aos 7 anos.

Sintomas que não são sinais de dentição

  1. Febre: Se o bebé tiver febre, não é um sintoma direto de dentição. Assim, fale com o médico se o bebé tiver uma temperatura superior a 37,5 °C.
  2. Diarreia: As fezes líquidas e a diarreia não são um sintoma direto de dentição. Estas podem causar desidratação se não tratadas.
  3. Falta de apetite: Se o bebé parecer irritável ou não quiser comer, pode significar que está com falta de apetite. Isto é algo que pode acontecer durante a dentição quando um dente de leite “nasce”, mas não deve durar mais do que cinco dias – a menos que haja outro dente a caminho! Caso contrário, entre em contacto com o pediatra.

Acalmar as dores causadas pela dentição nos bebés

Se o bebé estiver irritável, visivelmente desconfortável ou em sofrimento durante a fase de dentição, experimente algumas dicas para o acalmar.

  1. Massajar as gengivas do bebé: Um dedo limpo é uma chucha natural para o bebé. Assim, lave bem as mãos e massaje as gengivas do bebé com o dedo, usando movimentos lentos e circulares. Esta sensação de massagem pode ajudar a acalmar as dores do bebé.
  2. Brinquedos de morder ou anéis de dentição: Escolha um brinquedo de borracha, não líquido ou com gel no interior e coloque-o no frigorífico para ficar frio. Depois pode dar o brinquedo ao bebé sempre que surgirem sintomas de dentição.
  3. Uma colher de chá gelada: Se não tiver um brinquedo de morder, uma colher de chá gelada é um remédio caseiro que pode ajudar a lidar com os sintomas de dentição com a mesma facilidade.
  4. Limpar a baba regularmente: Os bebés babam-se com mais frequência durante a dentição, o que pode dar origem a erupções faciais se a saliva não for limpa regularmente.

Ida ao dentista

O bebé deve ir ao dentista antes do primeiro ano de vida. Porém, pode levar o bebé ao dentista assim que o primeiro dente apareça ou quando os sintomas de dentição começarem. Não só garante uma boca saudável e bons hábitos de higiene.

Lembre-se de falar com o seu filho antes da primeira consulta, para o preparar para a situação. Assim, explique o que vai acontecer e diga-lhe que será uma experiência positiva. Na primeira consulta, provavelmente deverá sentar-se na cadeira do dentista com o seu filho ao colo. Aqui o dentista examinará os dentes de leite e o maxilar da criança, verificar se há cáries nos dentes e depois limpá-los.

Deixe um comentário

//]]>