DATM: Disfunção Da Articulação Temporo-Mandibular

Os benefícios de uma boa higiene oral
Setembro 22, 2020
Existe relação entre a diabetes e problemas orais?
Novembro 20, 2020

O que é DATM?

A DATM (Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular) é uma deformação da articulação que une o maxilar à mandíbula que pode não estar a manobrar-se corretamente. Esta articulação é responsável por mobilizar a mandíbula para a frente, para os lados e para trás, daí esta ser uma articulação muito importante e complexa do corpo.

Esta articulação é composta por diversos músculos, discos, ossos e ligamentos. Caso haja algum impedimento para o seu funcionamento é denominado de DATM.

Quando um paciente sofre esta disfunção, a sensação predominante é que a mandíbula está a querer salta fora ou a estalar, em alguns casos pode mesmo ficar presa durante um curto espaço de tempo.

Principais sintomas

A DATM apresenta diversos sinais e sintomas. Contudo, é um pouco difícil entender se realmente se trata desta disfunção, uma vez que os sintomas associados a esta perturbação na articulação podem também estar ligados a outros sintomas orais.

Para a disfunção da articulação temporo-mandibular ser diagnosticada é fundamental haver um diagnóstico rigoroso, nomeadamente, todo o historial médico e dentário, com exames clínicos e radiografias ajustadas.

Os sintomas mais recorrentes desta perturbação oral são:

• Dor ao bocejar (ao abrir demasiado a boca) e dor ao mastigar;
  • Dores de cabeça frequentes, dor de ouvidos e pressão atrás dos olhos;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Mudança visível sobre como os dentes se encaixam (dentes superiores e inferiores);
  • Som ou sensação de desencaixe ao abrir e fechar a boca.

Formas de tratamento

Atualmente, esta disfunção não tem uma cura a 100%. No entanto, deve ser tratada e, nesse sentido, existem diversos tratamentos que são aconselhados para diminuir substancialmente os sintomas. Alguns dos tratamentos que podem ser recomendados por um médico dentista são, por exemplo:

• Aplicação de calor húmido para tentar diminuir ou eliminar a dor e o espasmo muscular;
  • Algumas técnicas de relaxamento. Pode ser recomendado procurar um acompanhamento mais especializado para conseguir relaxar e evitar picos de stress, desta forma conseguirá controlar a tensão muscular na mandíbula.
  • Aparelho, placa de mordedura ou splint”. Este método de tratamento ajuda a diminuir alguns sintomas que podem danificar os dentes a longo prazo, como por exemplo, ranger ou cerrar os dentes.
  • Cirurgia, quando diversas partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não tiveram o resultado esperado.