Os benefícios de uma boa higiene oral

Peri-implantite
Abril 13, 2020
DATM: Disfunção Da Articulação Temporo-Mandibular
Novembro 9, 2020

Uma boa higiene oral ajuda a manter uns dentes bonitos e saudáveis. Caso a saúde oral seja comprometida poderá ser necessário diversas intervenções médicas.

Uma má higiene oral pode desenvolver complicações na boca, nomeadamente doenças nas gengivas ou cáries dentárias. Em consequência, poderá ser necessário proceder a obturações das cavidades ou coroas, ou em casos mais complicados e avançados desvitalizações ou cirurgias dentárias.

Cuidados a ter com a higiene oral

Além da escovagem dos dentes diariamente, é fundamental ter em conta outros cuidados acrescidos para garantir uma boa saúde oral.

A escova dos dentes deve ser adaptada à pessoa e às suas preferências (manual, elétrica e tipo de cerdas). Esta deve ser substituída a cada três meses (mudar de acordo com a estação).

Além de escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia, é recomendado que consulte um médico dentista periodicamente.

Como lavar os dentes corretamente

Os dentes devem ser limpos duas vezes por dia, com cerca de 2 minutos de escovagem. Para que a escovagem dos dentes seja feita corretamente e seja mantida uma boa saúde oral é essencial proceder aos seguintes passos:

1. Fazer movimentos em círculo, em todos os dentes;
  2. Na fase externa dos dentes fazer movimentos verticais;
  3. Escovar toda a superfície dos dentes na zona de mastigação;
  4. Escovar suavemente a língua.

Além destes passos, é recomendado usar fio dentário entre todos os dentes após a lavagem dos dentes.

Dicas para manter uma boa higiene oral

Caso tenha algum seguro de saúde informe-se se comparticipa os tratamentos dentários. Caso cobre, aproveite para fazer check-ups e limpezas aos dentes uma vez por ano. Desta forma, mantem uma higiene oral mais duradora.

Numa consulta de medicina dentária mantenha o médico dentista informado acerca dos medicamentos que toma ou alterações na sua saúde. Existem alguns medicamentos que podem provocar e aumentar o risco de gengivite.