Adicione um Elixir de dentes, à sua rotina de higiene oral
Novembro 12, 2021
Porque é que as escovas de dentes elétricas são melhores?
Janeiro 27, 2022

Sabe como prevenir aftas? É um problema muito comum, atingindo cerca de 20% da população, desde a adolescência até aos 40 anos, tendo maior incidência no sexo feminino entre os 10 e os 19 anos de idade, maioritariamente, estando muito relacionadas com o sistema imunitário.

O que são aftas?

As aftas são pequenas lesões orais esbranquiçadas e inofensivas apesar de dolorosas, que representam uma disfunção local do sistema imunitário. Os locais mais frequentes para o aparecimento são principalmente nos lábios, na língua ou na garganta.

Quais as principais causa?

Ainda que a causa das aftas seja desconhecida, a mesma pode ser resultado de uma mordedura involuntária, de uma escovagem agressiva ou na sequência do uso de aparelho dentário.

Além disso, podem surgir no decorrer de situações de stress, após a ingestão de alimentos mais ácidos, com as alterações hormonais durante a menstruação, bem como após a ingestão de álcool e consumo de tabaco.

Como tratar as aftas?

Na maior parte dos casos, as aftas tendem a desaparecer espontaneamente ao fim de alguns dias, no entanto, caso se tornem demasiado incómodas aconselha-se a ida a uma farmácia.

No caso de os sintomas permanecerem por um período superior a uma ou duas semanas, ou se, aos mesmos se juntarem dores de garganta ou febre, é recomendado marcar uma consulta com um médico.

Outros cuidados recomendados que irão ajudar a aliviar a dor são optar por alimentos que sejam suaves e macios como iogurte, sopa, legumes e puré e evitar café, chocolates, refrigerantes, especiarias, alimentos picantes e salgados, tostas e frutos secos, citrinos e tomate ao longo do dia. Apostar na ingestão de água ou chá frio e ter extra cuidado ao escovar os dentes, também ajudará no alívio do incómodo gerado pelas aftas.

Como prevenir?

De modo a prevenir o aparecimento destas lesões deve manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, como também, moderar o consumo de álcool e tabaco.

Caso as aftas surjam na sequência de mordeduras ou escovagem dos dentes, é aconselhado mastigar mais devagar e evitar falar em simultâneo, assim como a utilização de uma escova de dentes mais suave.

Marque uma consulta na clínica Sr Implante e confie nos nossos médicos para lhe darem um sorriso bonito e uma melhor higiene oral. Contacte-nos através do nosso número 261 404 085.