Uma preocupação dos pais com bebés é sobre as chuchas e o ato de chuchar o dedo, uma vez que quando começam a crescer poderá ser prejudicial para a saúde oral.
Chuchar é um ato natural e comum nos bebés, seja os dedos, as chuchas ou outros objetos, a sucção ajuda os bebés a sentirem-se mais seguros.
Os bebés chucham mesmo quando não têm fome, fazem-no por prazer, segurança e conforto. Alguns bebés começam a chuchar nos dedos mesmo antes de nascerem.
Existem alguns cuidados com as chuchas para que não haja consequências para os dentes, nomeadamente:
As crianças não devem fazer uso da chucha até longa idade, pois a sua utilização poderá prejudicar os dentes e comprometer a saúde oral. Deste modo, quanto mais cedo este hábito for interrompido, menor será a probabilidade da criança desenvolver problemas, como dentes tortos e maxilares pouco desenvolvidos.
Habitualmente as crianças deixam de chuchar entre os 2 e os 4 anos ou quando os dentes da frente estão prestes a romper as gengivas.
Se o seu filho está com dificuldades em deixar este hábito fale com o seu médico dentista para o ajudar.
Leia mais sobre este tema no nosso artigo sobre O uso tardio da Chucha e a malformação óssea da boca da criança. Para mais dicas sobre higiene oral siga as nossas redes sociais e fique sempre informado.