A peri-implantite é uma consequência da má higienização de implantes dentários. Esta doença trata-se de uma inflamação ao redor do implante que deve ser tratada numa fase inicial para que não haja consequências futuras.
Esta inflamação dos tecidos moles peri-implantes é acompanhada de uma perda do osso que suporta o implante dentário.
A peri-implantite apresenta alguns sintomas visíveis e facilmente detetáveis, nomeadamente:
No entanto, nem todos os sinais são possíveis de detetar facilmente e para que os mesmos sejam vistos é necessário haver um diagnóstico para que se analisem todos os sintomas associados à peri-implantite.
Primeiramente, é necessário conhecer e analisar o histórico clínico do paciente para que seja mais facilmente identificado todos os fatores de risco possíveis. De seguida, analisam-se todos os sintomas que poderão levar à peri-implantite, mesmo tendo em conta quem nem todos os sintomas se manifestam.
A peri-implantite deve ser tratada o mais rápido possível para não haja uma perda do suporte ósseo e não prejudique a fixação do implante dentário. Esta doença oral, na sua fase inicial é chamada de mucosite.
Durante o tratamento da peri-implantite, numa fase inicial a cirurgia pode ser evitada para que se encontre condições favoráveis. Como aconselhar o paciente a melhorar os hábitos de higiene oral, desde a sua alimentação até ao próprio ato de higiene da boca.
O mais importante para um tratamento eficaz e para uma boa saúde oral é conseguir uma abordagem precoce, desta forma garante a durabilidade dos implantes dentários.
Saiba mais sobre implantes dentários no nosso site. Para mais informações marque uma consulta com os nossos médicos dentistas, a partir de 261 404 085 | 932 091 769.