Os Benefícios de uma Boa Higiene Oral

Adicione um Elixir Oral à sua Rotina de higiene oral
Dezembro 21, 2022
Como Limpar um Aparelho Dentário?
Janeiro 26, 2023

Uma boa higiene oral diária oferece uma vasta gama de benefícios tanto para a sua boca como para a saúde geral de todo o seu corpo. Escovar os dentes é uma prática importante da rotina diária tanto para jovens como para idosos, que:

• Limita o crescimento e desenvolvimento de bactérias responsáveis pela formação de biofilme no esmalte dentário, que mais tarde se transformariam em cáries dentárias;
  • Reduz o risco de formação de biofilme nas gengivas, prevenindo problemas como a gengivite e a periodontite;
  • Acalma a sensibilidade dentária;
  • Diminui a probabilidade de intervenções dentárias;
  • Previne o mau hálito;
  • Reduz o risco de doença cardiovascular, ataques cardíacos, diabetes tipo 2 e o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

O custo dos tratamentos dentários

Ao desenvolver complicações devido a cáries dentárias ou doença das gengivas, poderá ter de pagar obturações das cavidades ou coroas, ou até procedimentos mais dispendiosos e complicados, tais como desvitalizações ou cirurgia dentária, para extrair dentes danificados e colocar implantes dentários.

Os custos dos tratamentos dentários variam. Por exemplo, o custo de uma desvitalização irá depender da localização do dente e da quantidade de canais no dente que necessitam de tratamento de desvitalização.

O custo da higiene oral

Por comparação, o custo da higiene oral básica e da limpeza preventiva é baixo. Uma escova de dentes deve ser substituída a cada três meses ou quando parecer gasta, e são apenas alguns euros. O mesmo se pode dizer em relação ao fio dentário, quer prefiras um fio dentário especializado ou um fio dentário normal.

Idas ao dentista

Lembre-se que a maioria dos seguros médicos que incluem tratamento dentário cobre um, e por vezes dois, check-ups e limpezas por ano, a um custo mínimo ou até sem custo.

É importante reforçar que o dentista é um parceiro quando se trata de saúde oral. Assim, mantenha-no informado sobre os medicamentos que tome e qualquer alteração de saúde que tenha, para que a higiene oral seja personalizada em conformidade, maximizando assim os benefícios de saúde. Poucos sabem, mas certos medicamentos (incluindo antidepressivos e alguns medicamentos para o coração) aumentam o risco de gengivite. Assim, informar o dentista sobre a toma de qualquer medicamento, mesmo que ache que não irá afetar a saúde oral, é essencial.