Se pretende utilizar um elixir como parte da sua rotina diária de higiene oral, é importante conhecer o tipo de elixir e o que pode ou não fazer.
Um elixir oral não substitui a rotina regular de higiene oral (duas vezes por dia), que inclui escovar os dentes e utilizar o fio dentário. Assim, a função principal da maioria dos elixires é refrescar o hálito. Contudo, se sofrer de mau hálito crónico (halitose), consulte o seu dentista para entender como atacar as causas deste problema.
De modo geral, alguns elixires bucais, como os com flúor, podem ajudar a proteger os dentes contra os ácidos produzidos pelas bactérias da placa, se usados após escovar os dentes e passar o fio dentário. O seu dentista pode recomendar-lhe o uso de um tipo de elixir específico, caso se esteja a recuperar de uma infeção ou combate a gengivite.
Se o que procura é um elixir oral apenas para refrescar o hálito, pode escolher o que mais lhe agrada, ao ler as opiniões sobre os produtos ou a perguntar a conhecidos. Os elixires estão disponíveis em vários sabores, podendo usar mais do que um tipo. Caso não tenha a certeza se lhe agrada o sabor ou a sensação de um elixir oral, pode solicitar a amostra de qualquer um. Do mesmo modo, questione a seu dentista caso procure um elixir oral para prevenir cáries e matar germes.