Existem muitos pacientes que perguntam ao seu dentista o que é placa bacteriana e tártaro e, por sua vez, qual a sua diferença. A placa bacteriana e o tártaro são problemas dentários muito comuns nas pessoas. Contudo, é importante e fundamental que haja cuidado com a higiene oral para não resultar em doenças das gengivas ou cáries dentárias.
A placa bacteriana está presente nos nossos dentes e todas as pessoas a desenvolvem. Esta é uma película transparente e é desenvolvida a partir de bactérias que ficam nos nossos dentes até à escovagem. As bactérias presentes nos dentes que formam a placa bacteriana podem provocar cáries dentárias.
A placa bacteriana pode ser forma em qualquer superfície dentro da boca, ou seja, nos dentes naturais ou próteses.
A placa bacteriana pode ser evitada e, para isso, é aconselhado:
Este ocorre em consequência da acumulação de placa bacteriana. Resulta da mineralização, que ocorre por ação da saliva e fica aderida nos dentes.
Pode formar-se junto das gengivas e, consequentemente pode irritar os tecidos gengivais. O tártaro ajuda a placa bacteriana a se desenvolver, pois faz com que a mesma adira mais facilmente aos dentes.
Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro apresenta uma cor amarelada ou acastanhada nos dentes e nas gengivas.
Quando já existe tártaro a única forma de remoção é no dentista.
Ambos devem ser evitados para que não haja danos na saúde oral. É fundamental ter uma boa higiene oral e marcar consultas frequentes no médico dentista para que a placa bacteriana ou o tártaro não se agravem.
Marque uma consulta na clínica Sr Implante e confie nos nossos médicos para lhe darem um sorriso bonito e uma melhor higiene oral. Contacte-nos através do nosso número 261 404 085.